Tratamento










Separação do Lixo:
O lixo ele é recolhido pelo processo chamado Coleta Seletiva e depois é separado como lixo reciclável ou não, e algumas dessas formas de separação são essas duas:
Catação: É um tipo de separação manual de misturas do tipo sólido com sólido. É utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo como vidro, metais, borracha, papel, plásticos que para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem.
Separação magnética: Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Campos magnéticos são aplicados à mistura para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda. É utilizado para separar do lixo objetos de metal que serão reciclados.


O que é reciclagem?

É o processo de reaproveitamento de materiais descartados, para reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é feito com materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente. Entre tantos materiais recicláveis podemos citar: derivados de borracha, materiais orgânicos, derivados de metal, papel, plástico e vidro.


Qual diferença entre reciclagem e reaproveitamento?
A diferença é simples, reciclagem é pegar um material e transformá-lo em outro, por exemplo a camisa do uniforme da seleção brasileira que foi usada na copa deste ano, e o reaproveitamento é algo que você utiliza ou aproveita novamente, por exemplo o lixo orgânico, pegam o resto dos alimentos e dão para animais, mas conhecido como lavagem.



Como posso reciclar em minha casa?
Primeiramente você deve saber quais são os materiais recicláveis e não-recicláveis. Os que são reclicáveis divida-os em: papel, vidro, metal e plástico; e os não-recicláveis você os coloque todos juntos e espere a coleta de lixo passar para recolher, pois certos materiais ainda não tem técnicas para serem reciclados. Embaixo tem duas listas com alguns materiais recicláveis e não-recicláveis. Se caso você tiver uma dúvida se o material é ou não-reclivável pesquise na internet e se informe, pois se não dificulta o processo de reciclagem.

Clique nele para poder ler

OBS:Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.

Que benefício o meio ambiente tem se eu reciclar?
Você reciclando diminui a exploração de recursos naturais, reduz o consumo de energia, diminui a contaminação do solo, da água e do ar, diminui a contaminação de alimentos e o crescimento de doenças, prolonga a vida útil dos aterros sanitários, diminui a contaminação do adubo orgânico produzido a partir do próprio lixo, melhora a limpeza e o visual das cidades, possibilita o reaproveitamento de materiais que seriam enterrados, ou incinerados, diminui o preço do produto fabricado pela indústria (mais dinheiro para o nosso bolso), diminui o desperdício, melhora a qualidade de vida.

Que beneficio traz para a economia a reciclagem?
Diminui o gasto com a limpeza pública, podendo a economia ser destinada à saúde, educação, etc., gera emprego e renda junto às cooperativas de catadores, gera empregos indiretos com a comercialização desses resíduos, diminui o custo de produção de indústrias (muitas indústrias estão começando a fazer isso).

Lixo Eletrônico recicla? Como é feito esse tratamento?
Obs.: Na página Curiosidade você encontrará onde se localizam os postos de coleta de lixo eletrônico.