Destino

Como já foi falado o lixo vai para Aterros, Lixões, Incineração, Compostagem  e outros são reciclados. Nesta página iremos aprender sobre Aterros, Lixões, Incineração e Compostagem.

O que são Aterros Sanitários?

É onde melhor pode ser despejado o lixo, por não permitir a entrada de pessoas assim, evitando doenças, também evita a liberação de gases na atmosfera, mesmo evitando a liberação, ele produz 4% de metano em comparação com o que o homem produz em suas ações.


O que são Aterros Controlados?
É uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Tem uma célula adjacente que é preparada para receber resíduos com uma impermeabilização com manta e tem uma operação que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diária da pilha de lixo com terra ou outro material disponível como forração ou saibro.

O que são Lixões?

É a forma mais atrasada de se lidar com os resíduos sólidos, pois ao deixar o lixo exposto a céu aberto sem nenhum tipo de proteção, causa danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Qual diferença de Aterro para Lixão?
Aterros são locais preparados para receberem o lixo, onde não é permitido a passagem de pessoas, evita a emissão de gases na atmosfera, ao contrário dos lixões que o lixo que é despejado naquele devido local fica até se decompor sem nenhum preparo no local, qualquer pessoa pode ficar passando por lá, a chance do chorume atingir lençóis freáticos é bem maior, assim podendo transmitir doenças para as pessoas.


O que é Incineração?
A incineração é um processo de redução de volume por meio de queima a alta temperatura.


O que é Compostagem?
É um processo que permite aproveitar os resíduos orgânicos, como restos de alimentos, folhas, entre outros, transformando-os em um excelente fertilizante para o solo e evitando desperdícios.